domingo, 11 de setembro de 2011

2.8: Registro Digital da Experiência


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Turma: João Nepomuceno

Cursista: Edna Célia Barbosa Roque de Souza

Tutor: JOSI KELY A. DE BRITO ANDRADE

Atividade: Registro digital da experiência

Módulo: II

A atividade foi realizada em sala de aula, utilizando notebooks com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, o tema trabalhado foi Animais - Construção de palavras do mesmo campo semântico, incorporando dois componentes curriculares Língua Portuguesa e ciências. O período de execução foi de duas aulas.

As habilidades desenvolvidas foram:

· Pesquisar nomes de animais que começam com a mesma letra inicial da palavra TATU;

· Ler e interpretar imagens;

· Coletar informações web 2.0;

· Trabalhar com palavras lacunadas do mesmo campo semântico;

Durante a realização da atividade foi possível perceber o interesse dos alunos em executar os comando solicitados pela professora. Todos realizaram a atividade, até mesmo os alunos que estão iniciando na leitura e na escrita receberam ajuda dos colegas, e cumpriram os objetivos.

Neste sentido pude receber o quanto as crianças são colaborativas, quanto se trata em auxiliar um colega que ainda tem poucos domínios tecnológicos.

Ao encerrar as atividades os alunos puderam divertir e aprender no jogo das palavras no site do Dr. Kaos, acessado sem dificuldades através do hiperlink.

É sempre um prazer tanto para o professor quanto para os alunos realizar atividades utilizando os recursos do computador e da internet. Faço essa afirmação por experiência própria, depois que conhecer os recursos que essas tecnologias pode me oferecer planejo minhas atividades sabendo que meus alunos estão ansiosos esperando pelas aulas no computador e tenho a certeza que vou conseguir meus objetivos de aprendizagem.

Nenhum comentário: