domingo, 11 de setembro de 2011

3.4 Execução do projeto em sala de aula


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-DITEC

Turma: João Neponuceno

Cursista: Edna Célia Barbosa Roque de Souza

Tutor: Josi Kely A. De Brito Andrade

Atividade: ATIVIDADE 3.4: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Módulo: III

Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos

1º Ano do Ensino Fundamental

Estrutura Curricular: Língua Portuguesa

Tema: Concepção de alfabetização;

Processos de leitura;

Evolução da escrita;

Expressão oral;

Desenvolvimento da aula:

O projeto de alfabetização foi desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira em Campo Grande/MS, cada etapa do projeto durou duas horas aulas.

Inicialmente solicitamos aos alunos que trouxesse tampinhas de garrafas pep e confeccionamos as tabelas com letras variadas e de palavras.

Realizamos primeiro o bingo da letra se foi bastante divertido, todas as crianças participarão e estavam empolgadas para completar sua tabela, deste modo aproveitamos para dar ênfase ao ensino das letras do alfabeto.

Em outro momento tornamos a realizar o bingo, mas, com palavras. Cada criança recebeu uma palavra na malha quadriculada e teve que fazer a leitura da sua palavra, logo após iniciamos o bingo, preencheu todas as letras da palavras bingou.


Para encerrar as atividades e certificar e complementar a aprendizagem dos alunos eles foram ao laboratório de informática e acessar o site do smartkids http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html. Nessa atividade o desafio foi maior pois algumas figuras eles não tinham familiaridade, mas nem por isso deixaram de jogar e logo todos estavam craque.


Em fim as atividades foram desenvolvidas com êxito, pois saímos do tradicional papel e caneta, e o desafio de aprender tornou-se divertido para as crianças, foi possível ver a expectativa para saber qual era a letra sorteada e a felicidade quando uma cartela era preenchida, com isso nosso objetivo foi alcançado.

Nenhum comentário: