domingo, 11 de setembro de 2011

3.2: Contextualizando a Mudança da Teoria a Prática

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL


Turma: João Neponuceno

Cursista: Edna Célia Barbosa Roque de Souza

Tutor: Josi Kely A. De Brito Andrade

Atividade: 3.2 Contextualizando a mudança

Eixo: Currículo, projeto e tecnologias

CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA À PRÁTICA

Não é de hoje que se discute a questão da teoria e da prática no campo educacional. Por muitos anos quem ditava o como fazer eram profissionais que estavam distante da realidade, ou seja, da prática. Mas aos poucos os estudos apontaram para necessidade dessa dicotomia dar as mãos. Pois, não existe teoria sem pratica e ao mesmo tempo prática sem fundamentação é repetição.

Atualmente as pesquisas apontam para necessidade cada vez mais de contextualização do ensino e da aprendizagem. Sabe-se que o aluno aprende mais se o conhecimento escolar estiver significado para a vida prática. E na busca de um pratica que desperte a criança para a aprendizagem destaco a pedagogia de projeto que é sempre uma grande aliada do professor.

Trabalhar com projeto é oportunizar ao aluno estudar o que é de seu interesse, isto quer dizer a partir da realidade do contexto escolar. Para isso é necessário traçar cuidadosamente as etapas de pesquisa a fim de garantir os resultados que se pretende alcançar. Nesse ponto as diferentes tecnologias existentes na escola serão ferramentas que poderá estimular a curiosidades dos alunos.

Quando se trata de pesquisa, muitos alunos e porque não dizer também muitos professores pensam a resposta esta “pronta” na internet. Penso que a tecnologia é sim uma grande aliada para a compreensão da prática, porém que devemos trabalhar com nossos alunos desde os registros em diário, dicionários, Wikipédia , fotos, pesquisas em livros, documentários, filmes, relatos, pesquisas na web. Enfim quanto mais diversas as fontes de pesquisa, maior será a possibilidade do aluno compreender a questão estudada.

É indiscutível as tecnologias de comunicação estão por toda parte numa velocidade espantosa, mas precisamos usar as tecnologias não como cópia, mas a favor do conhecimento, com fins de reflexão e de criticidade. Isto é o diferencial que estará favorecendo uma teoria mais próxima da nossa realidade pratica.

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