Enviada em May 11 2011 10:10:54:000PM | |
Navegando
na internet encontrei vários conceitos sobre a origem dos hipertextos,
onde muitos autores são citados como precursores desta idéia, porém
percebe-se que a simultaneidade da internet, contribuiu para o sucesso
deste recurso para comunicação. Mas o que importa a nós educadores é que
os hipertextos é um sucesso principalmente entre os jovens, que estão
por toda parte postando suas opiniões sobre tudo que acontece no mundo e
interagindo outras pessoas.
Diferente
de um documento de papel no qual nós estamos acostumados e sem a
linearidade na exposição das idéias, o que caracteriza o hipertexto e o
centro e o descentramento das questões, que ficam registrados nas
diversas contribuições de seus participantes, somente através de uma
leitura crítica é possível compreender como o tema foi interpretado
pelos seus diversos autores.
Pensando
nas possibilidades do hipertexto ele é: simultâneo de rápida circulação
possibilita o uso de vários recursos como imagem, música e por isso é
atraente. Facilita a discussão de idéias ou temas, interativo e
democrático, pois descentraliza o conhecimento, muitas pessoas podem
contribuir formando uma rede de conhecimento.
Confesso
que ao ler um hipertexto pela primeira vez achei tanto confuso algumas
pessoas escrevem opiniões contraditórias, ou redundantes outra nada a
ver. Enfim penso para entender um hipertexto é preciso acima de tudo
respeitar o outro despir-se de conceitos e preconceito, compreender as
limitações e o direito do outro de pensar diferente de você. Descobri
então que é isso que faz a diferença do hipertexto dos textos dos
livros, a interação, as divergências de idéias nos torna ao mesmo
autores e leitores na construção de um conceito.
|
domingo, 11 de setembro de 2011
Módulo 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário