domingo, 11 de setembro de 2011

Módulo 2: Internet, hipertexto e hipermídia

Enviada em May 11 2011 10:10:54:000PM


Navegando na internet encontrei vários conceitos sobre a origem dos hipertextos, onde muitos autores são citados como precursores desta idéia, porém percebe-se que a simultaneidade da internet, contribuiu para o sucesso deste recurso para comunicação. Mas o que importa a nós educadores é que os hipertextos é um sucesso principalmente entre os jovens, que estão por toda parte postando suas opiniões sobre tudo que acontece no mundo e interagindo outras pessoas.
Diferente de um documento de papel no qual nós estamos acostumados e sem a linearidade na exposição das idéias, o que caracteriza o hipertexto e o centro e o descentramento das questões, que ficam registrados nas diversas contribuições de seus participantes, somente através de uma leitura crítica é possível compreender como o tema foi interpretado pelos seus diversos autores.
Pensando nas possibilidades do hipertexto ele é: simultâneo de rápida circulação possibilita o uso de vários recursos como imagem, música e por isso é atraente. Facilita a discussão de idéias ou temas, interativo e democrático, pois descentraliza o conhecimento, muitas pessoas podem contribuir formando uma rede de conhecimento.
Confesso que ao ler um hipertexto pela primeira vez achei tanto confuso algumas pessoas escrevem opiniões contraditórias, ou redundantes outra nada a ver. Enfim penso para entender um hipertexto é preciso acima de tudo respeitar o outro despir-se de conceitos e preconceito, compreender as limitações e o direito do outro de pensar diferente de você. Descobri então que é isso que faz a diferença do hipertexto dos textos dos livros, a interação, as divergências de idéias nos torna ao mesmo autores e leitores na construção de um conceito.



Nenhum comentário: