PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-DITEC
Turma: João Neponuceno
Cursista: Edna Célia Barbosa Roque de Souza
Tutor: Josi Kely A. De Brito Andrade
Atividade: 3.3 Projeto de trabalho em sala de aula
Eixo: Currículo, projeto e tecnologias
Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos;
Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos;
Interagir, de forma organizada com os colegas durante as atividades da aula.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá já ter iniciado o seu processo de alfabetização, identificando as letras e formando palavras.
Estratégias e recursos da aula
Esta aula será desenvolvida na sala de aula dos alunos. Para isso, será necessário alguns materiais para serem apresentados durante as atividades. Lembre aos alunos que, serão desenvolvidas atividades em que AS PALAVRAS serão utilizadas e, OS JOGOS nos auxiliarão nessa aprendizagem.
ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DO JOGO:
1 - APRESENTAÇÃO DOS MATERIAIS:
Cartolinas - com letras distribuídas;
Tampinhas de refrigerantes - para marcar as letras e marcar o placar.
Pacotes com todas as letras do alfabeto - essas letras deverão ficar num saco, onde serão retiradas aas letras.
DICA 1 - Com os materiais organizados explique para o aluno que será muito importante que ele cuide desses materiais para que sejam utilizados durante toda a aula;
DICA 2 - Observe a escolha dos objetos que serão utilizados para marcarmos o bingo e o placar: tampinhas de garrafas Pet. Não só é uma utilização pela segurança dos alunos, já que sementes ou similares de pequeno tamanho são perigosos, como podemos inserir nesse contexto um debate sobre o aproveitamento de materiais recicláveis, como as tampinhas de garrafas Pet.
2 - APRESENTAÇÃO DO JOGO "BINGO DAS LETRAS":
Professor, divida os alunos em 5 grupos, com aproximadamente 5/6 alunos por cada mesa e distribua os materiais que serão utilizados pelos alunos.Lembre-os que TODOS são importantes no jogo e, busque indicar responsabilidades para cada aluno, tais como: marcadores das letras, marcadores de pontos.
Apresentar a CARTELA (cartolina com as letras) aos grupos e aponte para os alunos que existe uma quantidade de letras, e possibilite que os alunos analisem o material, se há letras duplicadas, triplicadas, etc.
No momento que distribuir as tampinhas de garrafas pet seja claro na questão da sua utilização e, contextualize a possibilidade de utilizar materiais diferentes e de fácil aquisição para serem utilizados em jogos, como estamos fazendo na nossa aula. Deixe sobre as mesas uma boa quantidade de tampinhas, mas peça que os alunos respeitem aqueles que serão denominados "marcadores das cartelas ". Nesta atividade teremos também o "marcador de pontos" que ficara responsável pela contagem de cada ponto certo, de cada letra que o grupo acertar na cartela.
ATIVIDADE II - SIMULAÇÃO DO JOGO
Nesta fase, simule uma situação do jogo e, aproveite para realizar algumas correções na atividade. Lembre-se que é muito importante modificar as funções durante o jogo, ou seja, possibilitar que todos os alunos vivenciem as diversas funções no jogo.
Nesta simulação, o professor deverá "cantar" a letra do alfabeto procurando utilizar da criatividade e fazer, por exemplo, algumas analogias, por exemplo:
A - "Pessoal, a 1ª letra do nome da nossa cidade (por exemplo, Itú)letraaaaaaaaaaaaaaaaaa "I".
Neste momento, os alunos deverão buscar a letra na cartela do bingo e, verificar se há mais de uma letra, colocando a tampinha da garrafa de Pet em cima da(s) letra(s).Em caso da marcação estar correta cada letra certa valerá 1 ponto para o grupo.
B- " Moçada, essa letra é a 1ª letra do alfabetooooooooooooooooooo...letra "A".
DICA 3 - Professor, esse é o momento de utlizar a sua criatividade e buscar estimular os alunos a participarem do jogo com brincadeiras e alusões a bairros, frutas,etc.
ATIVIDADE III - "JOGANDO O BINGO DAS LETRAS"
Professores, nesta parte do jogo os alunos estarão mais avançados e você terá que preparar outras cartolinas em que o bingo forme palavras.
Portanto, os alunos devem perceber e identificar as letras que formarão as palavras.Peça que, ao formar uma palavra o grupo deverá falar em conjunto essa palavra, para que todos identifiquem que formara um "bingo".
Dica 4 - Professor, nessa função de "cantar" a letra do jogo dê oportunidades para que alguns alunos possam participar.
ATIVIDADE IV- "JOGO DAS LETRAS "
Com o objetivo de proporcionar a autonomia na aprendizagem dos alunos, iremos propor o jogo das letras através do link: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html, do site smartkids.
Durante este jogo o aluno terá que reconhecer a letra e identificar qual figura inicia com aquela letra, o jogo identificará o erro e o acerto do aluno estimulando a aprender brincando com autonomia ao reconhecer que sua tentativa foi correta ou errada.
Dica 4- Inicialmente poderá apresentar este jogo no data show e fazer uma gincana entre dois grupos
Avaliação
A avaliação desta aula será através da construção de cartelas de bingo, onde cada aluno deverá trazer, na próxima aula, duas folhas A4, onde uma poderá ser com as letras em posições variadas e, outra deverá ser através da formação de palavras.
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