sábado, 10 de setembro de 2011

Módulo 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

1.1 - "Reflexões iniciais"

4LOGO.JPGPREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-DITEC

FERRAMENTAS VIRTUAIS: NOVOS PARADIGMAS PARA A EDUCAÇÃO

Edna Célia Barbosa Roque de souza

Não há dúvidas, estamos vivenciando uma era de transformação tecnológica, que nos impõe novas formas de comunicação, e coloca em questão valores e conhecimentos que até pouco tempo eram considerados imutáveis.

A web 2.0 abre ao mundo infinitas informações e possibilidades, digo ao mundo, pois milhares de pessoas podem ter acesso aos conteúdos postado na web, penso que ignorar essa janela virtual é impossível, visto que é um sucesso as conquistas tecnológicas, principalmente entre os mais jovens.

Estamos vivenciando uma era de transformação de diferentes maneiras de produção conhecimentos, fato esse que exige uma mudança também na postura e na didática do educador, que hoje jamais pode ser considerado transmissor de conteúdos.

As ferramentas e os aplicativos da web 2.0 como: wiki, blog, webquest, podcast e outras ferramentas de comunicação e pequisa, proporcionam ao aprendiz novos ambientes de aprendizagem que facilitam não só informação, mas a interação, a colaboração, a autoria e a construção e reconstrução do seu conhecimento.

Porém, para trazer essas ferramentas para a sala de aula, exige do educador em primeiro lugar disposição para a pesquisa, num mundo onde as informações transcorrem rapidamente é preciso ser crítico para fazer leitura de mundo, e isso exige tempo, experimentação, pois só tornando um usuário da web 2.0, podemos colaborar ou até então compreender nosso aluno e por ser algo novo a web 2.0 ainda causa muitas incertezas, sendo assim, todos nós somos aprendizes, uns mais experientes outros menos, até porque as tecnologias também evoluem, a cada dia tem algo novo.

As conseqüências dessas mudanças vão além da formação de professores implicam em transformações na estruturas escola na organização da sala de aula e na aquisição de novos materiais, que depende de hoje um alto investimento por parte do poder público, em se tratando de escola pública.

Não podemos lançar mão desses desafios, ignora-lo é um retrocesso aos educadores e aos educandos, é excluir da possibilidade participação social, em contra partida garantir o acesso a tecnologia e suas ferramentas é enriquecer o ambiente de aprendizagem é torná-lo significativo ao mundo em que estamos inserido e este deve ser papel da escola.

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