domingo, 11 de setembro de 2011

4.3A: leitura, Reflexão e Discussão sobre Mídia Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Turma: João Nepomuceno – turma de quarta feira

Cursista: Edna Célia Barbosa Roque de Souza

Tutor: JOSI KELY A. DE BRITO ANDRADE

Atividade: ATIVIDADE 4.3a: BIBLIOTECA-LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

Módulo: IV

FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

O texto "Mídia-Educação no Contexto Escolar: Mapeamento Crítico dos Trabalhos Realizados nas Escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis" de Sílvio Pereira da Costa é um extrato da nossa realidade, podemos encontrar muitas ferramentas tecnológicas disponíveis nas escolas de Campo Grande/MS, o que sugere muitas possibilidades de seu uso na sala de aula, porém esses recursos são usados por poucos.

Mesmo sabendo das facilidades e beneficios dos recursos tecnológicos ainda poucos o usado na rotina diária do planejamento do professor. Entre as reclamações mais comuns entre os professores é falta de formação específica para o uso desses recursos.

De fato sabemos que na formação do professor, não contempla didática em tecnologia e o poucos cursos disponíveis nesta área oferecidos por órgãos públicos e deste modo esses cursos atinge poucos docentes, fator que gera insegurança na hora de planejar atividades com recursos tecnológicos.

Porém, sabemos que não basta somente a formação é preciso quebrar ainda muitos paradigmas, o uso das tecnologias gera desconforto, instabilidade. Sabemos que é preciso ser criativo diante de um aplicativo que não dá certo, um hiperlink que não gera o site que selecionamos para os alunos, sem falar nos problemas técnicos como backup, vírus, configurações incompatíveis, entre outros.

Penso que um dos fatores que poderia intensificar o uso dos recursos tecnológico na escola além é claro de investimento na formação nesta área sugiro: apoio técnico, uma rotina bem organizada em colaboração com coordenadores e professores e equipe técnica, um banco de dados com atividades que colaboram com o currículo dos estudantes.

Sabemos que se professor não utilizar os recursos das multimídias os alunos vão usar fora da escola, sabemos que as crianças não têm medo e parece até que já nasce predisposta ao uso das tecnologias, é bastante comum ouvir de colegas professores, que são os filhos os técnicos em casa, pois eles sabem operar qualquer eletro domestico em casa. A minha geração não foi, mas essa geração de hoje é tecnológica e sugere estudos e discussões tecnológicos.

Enquanto isso não acontece, podemos perceber alguns pioneiros que se esforçam e buscam aperfeiçoamento e superam os obstáculos. São professores técnicos que se apropriam das tecnologias por gosto e não recebem um centavo a mais por ir além do que dar aulas. Precisamos inserir definitivamente a informática, web 2.0, entre outros recursos multimídia na sala de aula, alfabetizar os alunos tecnologicamente é uma questão de cidadania e a escola precisa assumir esta função.

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